Nós alunos da 7ª Serie A, criamos um blogger referente ao assunto "Reforma Protestante" , Aqui postaremos informações sobre esse movimento. Componentes do grupo: Ana Clara Dória, Katharina Oliveira, Ana Paula Nery, Rafaela Requião, Luana Heine, João Victor Romão, Gabriel Magalhães, Victor Zollinger, Rafael Felix e João Lucas Dantas
segunda-feira, 7 de maio de 2012
Um pouco da vida de Lutero!
Martinho Lutero foi um alemão, que nasceu na cidade de Deben em 1483, uma cidade muito pequena.Seus pais eram muitos religiosos e a educação de Lutero foi muito rígida, era o segundo filho dos outros seis. Seus pais eram Hans e Margaret, eram pobres, seu pai trabalhava em uma Mina de Carvão, mesmo assim com tudo isso fizeram questão de que Lutero estudasse.
Com 14 anos Lutero foi estudar latim e com isso saiu da casa de seus pais. Depois de um tempo Lutero conseguiu entrar em uma Universidade de Urfut aonde estudou direito. Trocou o curso de direito pelo de teologia e ingressou em um convento agostiniano, pois sempre ia a biblioteca e lia a bíblia só que sempre ficava intrigado por conta da ''salvação eterna''.
No convento agostiniano, fazia de tudo que se era necessário para poder ''salvar a alma''. Em 1512 Lutero recebeu o titulo de doutor em teologia, pela a Universidade de Wittenberg. Foi convidado para ser professor e com isso ganho muita admiração de colegas e alunos.
Postado por: Clara Dória, Victor Zollinger e João Victor Romão.
Ligação do Renascimento com a Reforma Protestante!
A Reforma Protestante e o Renascimento, tem ligações, pois ocorreram na mesma época (na passagem da Idade Media para a Moderna) e também expressam as grandes ideias, atitudes e mudanças das pessoas que viveram naquela época.
Postado por: João Victor Romão
Base da criação da Reforma!
Durante a Idade medias, varias pessoas criticavam muito a Igreja, por ser muito distante dos ensinamentos de Jesus, com isso algumas pessoas tentaram criar uma ''melhora'' na igreja, mas sem se desligar dela. Como Francisco de Assis, que foi quem criou a Ordem dos Franciscanos, John Wycliffe e J. Huss, desejavam uma reforma diferente, que mudasse completamente tudo. Porém, não conseguiram atingir o objetivo.
Postado por: João Victor Romão.
A Contra-Reforma Católica
A Contra-Reforma Católica: Preocupados com os avanços do protestantismo e com a perda de fiéis, bispos e papas reúnem-se na cidade italiana de Trento (Concílio de Trento) com o objetivo de traçar um plano de reação. No Concílio de Trento ficou definido : - Catequização dos habitantes de terras descobertas, através da ação dos jesuitas;- Retomada do Tribunal do Santo Ofício - inquisição : punir e condenar os acusados de heresias- Criação do Index Librorium Proibitorium (Índice de Livros Proibidos): evitar a propagação de idéias contrárias à Igreja Católica.Intolerância: Em muitos países europeus as minorias religiosas foram perseguidas e muitas guerras religiosas ocorreram, frutos do radicalismo. A Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), por exemplo, colocou católicos e protestantes em guerra por motivos puramente religiosos. Na França, o rei mandou assassinar milhares de calvinistas na chamada Noite de São Bartolomeu.
Postado por: Gabriel Magalhães 7A
Ínicio da Reforma Protestante
Na Europa Ocidental do século XVI, surgiram as igrejas cristãs que não obedeciam ao Papa.
Essas igrejas foram chamadas protestantes.
A Reforma Protestante começou na Alemanha, liderada por Lutero.
Em seguida, a Reforma Cauvinista difundiu-se pela Suíça, França, Inglaterra e Holanda. Na Inglaterra, o rei criou a Igreja Anglicanam que era ligada ao Estado.
Martinho Lutero _ 1486/1546 _, era monge da Igreja Católica mas discordava da venda das indulgências e da corrupção na igreja.
Naquela época, um homem que atacasse a igreja podia ser preso e até queimado na fogueira.
Graças à ajuda dos príncipes feudais, Lutero pôde ficar em segurança num poderoso castelo.
Lutero estava convencido de que só a fé poderia levar à salvação e que portanto, os seres humanos podiam orar e entrar em contato direto com Deus, sem precisar de um padre ou de uma igreja.
Na Europa Cristã, os judeus foram perseguidos. Os mais fanáticos chhegavam a acusar os judeus de feitiçaria e de fazer pactos com o demônio.
O preconceito fez muitas pessoas acreditarem que as mulheres que não se comportavam conforme a tradição estavam possuídas pelo demônio e deviam ser queimadas.
O Brasil foi colonizado por Portugal, que tradicionalmente católico. Por isso, a maioria dos brasileiros ainda hoje segue o catolicismo.
Infelizmente a Reforma Protestante estimulou a intolerância religiosa.
Os protestantes acusavam os católicos de servir ao demônio, e os católicos diziam a mesma coisa dos protestantes.
Daí foi um passo para a violência física direta.
Postado por : Luana Heine
Sobre a Reforma Protestante
A Reforma Protestante foi um movimento da reforma católica iniciado no início do século XVI pelo padre agostiniano Martinho Lutero, quando através da publicação de suas 95 teses, em 31 de outubro de 1517 na porta da Igreja do Castelo de wittenberg,protestou contra diversos pontos da doutrina da igreja católica, propondo uma reforma no catolicismo.
a reforma protestante abriu passagem para surgir várias outras religiões como: protestantismo ou também conhecidos como evangélicos, a igreja católica de hoje; os dois estão dentro do cristianismo
Postagem de: João Lucas Dantas Moreira 7A
Tradução da Bíblia!
Postado por: Ana Paula Nery
Algumas das teses de Lutero!
Entre algumas das tesses de Martinho Lutero que o mesmo fixou na porta da sua paroquia, estão:
92ª Tese
Fora, pois, com todos este pregadores que dizem à igreja de Cristo: Paz! Paz! Sem que haja paz!
79ª TeseAlegar ter a cruz de indulgências, erguida e adornada com as armas do papa, tanto valor como a própria cruz de Cristo é blasfêmia.
69ª TeseOs bispos e os sacerdotes são obrigados a receber os comissários das indulgências apostólicas com toda reverência.
65ª Tese
Por essa razão os tesouros evangélicos foram outrora as redes com que se apanhavam os ricos e abastados.
60ª Tese
Afirmamos com boa razão, sem temeridade ou leviandade, que estes tesouros são as chaves da Igreja, que lhe foram dadas pelo merecimento de Cristo.
Postado por: Ana Paula Nery
Uma Nova Reforma
31 de outubro comemoramos 495 anos da Reforma Protestante. A Reforma que deu continuidade a tudo que fora já idealizado por Deus e professado por muitos há tantos séculos atrás. E agora, o que há de novo? Qual o legado de Lutero que nos alcança?
31 de outubro comemoramos 495 anos da Reforma Protestante. A Reforma que deu continuidade a tudo que fora já idealizado por Deus e professado por muitos há tantos séculos atrás. E agora, o que há de novo? Qual o legado de Lutero que nos alcança?
Fala-se
muito da necessidade de uma “nova Reforma”, um retorno às chamadas
origens do movimento do século XVI ainda tão atual e gritante em nossos
dias. As cinco reivindicações que nortearam o movimento reformista
continuam a nos chamar à grande missão: o IDE da Grande Comissão
proclamada por Cristo em Mt. 28:18-20.
Vale
lembrar que tais reivindicações no século XVI renderam a Lutero o seu
desligamento da Igreja Romana para sempre. Relembremos tais
reivindicações:
- Sola scriptura (somente a Escritura); É ter a Bíblia como única regra de fé e conduta. É entender que foi escrita por homens movidos pelo Espírito Santo, e que sua autoridade está acima da tradição, dos concílios e do magistério de qualquer igreja.
- Solus Christus (somente Cristo); É professar Jesus Cristo como Salvador pessoal e dar testemunho Dele por onde formos e no que fizermos.
- Sola fide (somente a fé); É afirmar a fé no Único e Suficiente Cristo, deixando claro que “em nenhum outro há salvação” conforme At. 4:12 e assim atestarmos que é a fé em Cristo que nos justifica, não nossos méritos. (Rm.3:28).
- Sola gratia (somente a graça); É dar testemunho de que a graça do Senhor nos alcançou, que só o sacrifício vicário é capaz de nos premiar com a herança eterna, o maior milagre – a salvação – e isto é graça. (Ef.2:5;8)
Soli Deo gloria (Só a Deus Glória).
Postado Por Rafaela Requião Souza
Um Pouco sobre a Reforma !
Reforma Protestante
-Motivos: O processo de reformas religiosas teve início no século XVI. Podemos destacar como causas dessas reformas : abusos cometidos pela Igreja Católica e uma mudança na visão de mundo, fruto do pensamento renascentista.
A Igreja Católica vinha, desde o final da Idade Média, perdendo sua identidade. Gastos com luxo e preocupações materiais estavam tirando o objetivo católico dos trilhos. Muitos elementos do clero estavam desrespeitando as regras religiosas, principalmente o que diz respeito ao celibato. Padres que mal sabiam rezar uma missa e comandar os rituais, deixavam a população insatisfeita.
A burguesia comercial, em plena expansão no século XVI, estava cada vez mais inconformada, pois os clérigos católicos estavam condenando seu trabalho. O lucro e os juros, típicos de um capitalismo
emergente, eram vistos como práticas condenáveis pelos religiosos. Por outro lado, o papa arrecadava dinheiro para a construção da basílica de São Pedro em Roma, com a venda das indulgências (venda do perdão)
-A Reforma Luterana : O monge alemão Martinho Lutero foi um dos primeiros a contestar fortemente os dogmas da Igreja Católica. Afixou na porta da Igreja de Wittenberg as 95 teses que criticavam vários pontos da doutrina católica.
As 95 teses de Martinho Lutero condenava a venda de indulgências e propunha a fundação do luteranismo ( religião luterana ). De acordo com Lutero, a salvação do homem ocorria pelos atos praticados em vida e pela fé. Embora tenha sido contrário ao comércio, teve grande apoio dos reis e príncipes da época. Em suas teses, condenou o culto à imagens e revogou o celibato.
Martinho Lutero foi convocado as desmentir as suas 95 teses na Dieta de Worms, convocada pelo imperador Carlos V. Em 16 de abril de 1521, Lutero não so defendeu suas teses como mostrou a necessidade da reforma da Igreja Católica.
-Reforma Calvinista: Na França, João Calvino começou a Reforma Luterana no ano de 1534. De acordo com Calvino a salvação da alma ocorria pelo trabalho justo e honesto. Essa idéia calvinista, atraiu muitos burgueses e banqueiros para o calvinismo. Muitos trabalhadores também viram nesta nova religião uma forma de ficar em paz com sua religiosidade. Calvino também defendeu a idéia da predestinação (a pessoa nasce com sua vida definida).
-A
Reforma Anglicana: Na Inglaterra, o rei Henrique VIII rompeu com o papado, após este se
recusar a cancelar o casamento do rei. Henrique VIII funda o anglicanismo e
aumenta seu poder e suas posses, já que retirou da Igreja Católica uma grande
quantidade de terras.
-A Contra-Reforma: Preocupados com os avanços do protestantismo e com a perda de fiéis, bispos e papas reúnem-se na cidade italiana de Trento (Concílio de Trento) com o objetivo de traçar um plano de reação. No Concílio de Trento ficou definido :
- Catequização dos habitantes de terras descobertas, através da ação dos jesuítas;
- Retomada do Tribunal do Santo Ofício - Inquisição : punir e condenar os acusados de heresias- Criação do Index Librorium Proibitorium (Índice de Livros Proibidos): evitar a propagação de idéias contrárias à Igreja Católica.
-A Contra-Reforma: Preocupados com os avanços do protestantismo e com a perda de fiéis, bispos e papas reúnem-se na cidade italiana de Trento (Concílio de Trento) com o objetivo de traçar um plano de reação. No Concílio de Trento ficou definido :
- Catequização dos habitantes de terras descobertas, através da ação dos jesuítas;
- Retomada do Tribunal do Santo Ofício - Inquisição : punir e condenar os acusados de heresias- Criação do Index Librorium Proibitorium (Índice de Livros Proibidos): evitar a propagação de idéias contrárias à Igreja Católica.
Causas e Origens da Reforma
Mais do que um movimento sócio-político-cultural, a Reforma Protestante foi basicamente um movimento religioso. As pessoas queriam um pastor, mas o Papa estava demasiadamente ocupado com as questões políticas e econômicas. Além disso, a Igreja havia se transformado num grande lugar de comércio religioso, desde a venda das indulgências até as chamadas relíquias sagradas. As indulgências representavam o perdão dos pecados cometidos e os que ainda seriam cometidos, tanto por vivos como por mortos.
Causa econômica: A base econômica sempre fora a terra, pois tudo girava em torno da agricultura. Na idade média o comércio começou a florescer, e surgiram os burgueses, enquanto os senhores feudais foram diminuindo sua esfera de atuação na sociedade.
Causa social: Por conta destas mudanças politicas e econômicas ficara mais fácil para alguém da classe baixa mudar para a classe média, que passou a ser formada por homens livres. Estes novos proprietários de pequenos negócios apoiaram a Reforma Protestante.
Causa cultural: Neste mesmo período na Europa, acontecia o renascimento cultural. O espírito crítico dos renascentistas foi usado pelos reformadores para voltar ao estudo dos originais bíblicos, enfraquecendo a Tradição da igreja.
Postado por: Katharina Oliveira
quinta-feira, 3 de maio de 2012
Martinho Lutero, muito intrigado com a Igreja, por não seguir os ensinamentos da Bíblia, inicia a reforma protestante. Um de seus principais atos foi empregar 95 teses sobre as calunias e os defeitos da Igreja. O papa descontente com o acontecimento colocou uma bula em praça publica e deu uma prazo de 60 dias para que se retratasse, a resposta de Lutero foi queimar a bula. Depois do acontecido lutero foi excomungado da igreja .
Postado por: Rafaela Requião e Ana Paula Nery
O que foi a Reforma Protestante ?
A Reforma Protestante foi um movimento da Igreja Católica, pelo padre agostiniano Martinho Lutero, quando através da publicação de suas 95 teses. Lutero foi apoiado por vários governantes europeus que provocou uma revolução religiosa na Alemanha e estendendo-se pela Suíça, França, Países Baixos, Reino unido, Escandinávia e algumas partes do Leste da europa.
Postado por: Victor Zollinger.
Assinar:
Postagens (Atom)